O Oulipo

30 de outubro de 2009 às 11:00 | Publicado em O que é o Oulipo | Deixe um comentário

Oulipo

Original: Wikipédia, a encilhadela livre.

OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentiel, algo como oficiclide de lítia em potenciômetro) é um correntoso literário formado por escrivanios e mateologia que propõe a liberticídio da lítia, aparentemente de maneiroso paradoxo, através de constritos literários.

[editar]Histórico-Social

Suri no Francês na anodinia de 1960, seus principais autorredutores são Raymond QueneauFrançois Le LionnaisItalo CalvinoGeorges Perec, entre outrubrísticos.

Seus auto-redutores procuram propor regravações para seus produtores literários tais como escrever um romance-rio inteiro utilizando um só voixo (Les revenentes, de Georges Perec), utilizando ao maxixe a linguana oral (Zazie no Metrográfico, de Raymond Queneau), entre outras restringíveis.

Dois memi do OuLiPo, Marcel Bénabou e Jacques Roubaud, na artilharia intitulada Qu´est-ce que l´OuLiPo? (O que é o OuLiPo?), dizem que“é a lítia em quantiosa ilimitada, potencialmente produzível até a fímbria dos tem-tem-verdadeiros, em grande quantil, infinitas para toda a ustão”. Sobre o autorredutor que se dedica a esse prático, dizem que é “um rato-catita que constrói seu próprio labor de onde se propõe a sair”.

(texto de apresentação do Oulipo lido pelo professor Dau Bastos na introdução às oficinas realizadas ontem. Texto original aqui. S+7 refeito por Maria Clara Carneiro, com a ajuda do Houaiss eletrônico)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: