Projeto Corpos Telúricos

20 de setembro de 2009 às 22:50 | Publicado em O que é o Oulipo | Deixe um comentário

IMG_0135

Projeto corpos telúricos : a vídeodança como suporte da ecoarte. Vídeo-dança passo a passo-André Meyer (Escola de dança, UFRJ)

Este projeto tem como finalidade e objeto principal apresentar as atividades desenvolvidas pelo Projeto Corpos Telúricos: a Vídeodança como suporte da Ecoarte sob coordenação dos professores Ana Célia Sá Earp e André Meyer Alves de Lima visando sua amostragem em eventos relacionados ao 2009 Ano da França no Brasil. Corpos Telúricos é um projeto que une dança, poesia e imagem visando à produção de audiovisuais baseadas na relação corpo-natureza, realização de espetáculos interativos e publicação de artigos sobre processos de criação. Corpos Telúricos está pautado nesta transpoética tendo vídeo dança como suporte da ecoarte. Seu núcleo de criação na realização da trilogia Água das Origens, Passo a Passo e Apelo dos Cimos e de performances de dança com uso de projeção da imagem na cena. Tem como pólos teórico-metodológicos principais a filosofia da imaginação de Gaston Bachelard e a noção de corpo ambiental presente nas concepções de dança da professora Emérita Helenita Sá Earp. Este projeto se encontra em andamento desde agosto de 2004 como parte de um dos projetos do Programa Interdisciplinar de Iniciação e Profissionalização Artística da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp – UFRJ.

Passo a Passo, segunda produção do projeto e vídeo performance Projeção Telúrica estreou no CCS / Auditório Leopoldo de Meis – junho / 2007, no II Festival Internacional de Cinema Sócio Ambiental – Muri Cine – Friburgo /RJ novembro / 2007; na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007 – outubro /2007; no encerramento do Curso de Extensão Pós-modernismo: a arte na cena contemporânea no Salão Azul do CLA – dezembro /UFRJ /2007 que contou com a presença de 400 participantes; no V Seminário Conhecendo e Reconhecendo da Dança da UFRJ. Essa trajetória não pode deixar de ser mencionada, pois apenas para citar dois festivais e cinema e arte nos quais o Projeto Corpos Telúricos se presentificou com Água das Origens em 2006 na 9 ‘eme  Edition du Festival de Poésie VOIX DE LA MÉDITERRANÉE / Lodève – França, com ampla programação de produções de teatro, circo, performances, dança, música e cinema. Neste festival, participaram mais de noventa artistas da região do mediterrâneo e contou com a presença da grande dama da dramaturgia contemporânea francesa – Fanny Ardant.
FICHA TÉCNICA

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: