Cyclophonica

7 de setembro de 2009 às 11:05 | Publicado em Música | 2 Comentários
Tags: , ,

“Desde a Idade Média tocam-se instrumentos sobre cavalos, camelos,
elefantes. Mas só no Brasil existe um grupo que faz música erudita e
popular, com instrumentos acústicos, em cima de bicicletas: é a
Cyclophonica, liderada pelo oboísta e Leonardo Fuks.”

Do “Guia do Erudito”.

LEONARDO FUKS

Professor da Escola de Música da UFRJ desde 1991, Leonardo Fuks combina uma sólida formação acadêmica em engenharia acústica e mecânica com uma carreira de mais de vinte anos como oboísta de orquestra e como multi-instrumentista em música contemporânea.

É professor adjunto em cursos de extensão, graduação e pós-graduação, tendo já orientado sete mestres em música em suas formações e dissertações.

Como engenheiro mecânico trabalhou na área petroleira na Escócia, Colômbia, Equador e na Bacia de Campos.

Como músico erudito e popular, tocando o oboé, foi membro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná, músico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Homem de Bem, Grupo Contemporâneo de Jocy Oliveira e trabalhou com o ator Carlos Vereza em teatro.

Primeiro brasileiro a obter o doutorado em acústica musical, no Instituto Real de Tecnologia da Suécia, busca combinar os conhecimentos científicos, musicológicos e tecnológicos à criatividade do artista e à simplicidade e clareza pedagógicas do educador.

Seu trabalho de tese, com um estudo sobre a voz profundamente dos monges do Tibet, proporcionou a primeira explicação e descrição correta de tal fenômeno vocal, que aprendeu a dominar em sua própria voz.

Criador e diretor da Cyclophonica, única orquestra de bicicletas do mundo, e idealizador do inédito projeto Cellphonica de música com celulares, Leonardo Fuks vem se projetando no meio educacional bem como na mídia nacional e internacional em reportagens e aparições em programas tais como Mais Você com Ana Maria Braga, Programa do Jô, Flash de Amaury Jr, TV Futura, TV Educativa, Agencias Reuters e Associated Press, Univision e Telemundo (EUA), para citar alguns.

Projeta e produz instrumentos para seus grupos musicais, assim como disponibiliza instrumentos de baixo custo e alta qualidade para profissionais e estudantes avançados.

Suas aulas e oficinas de construção de instrumentos já foram realizadas na Funarte (Rio de Janeiro), Sesc (São Paulo), Japão, Estados Unidos, México, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Itália.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] a participação da Orquestra Cyclophonica (coordenada por Leonardo Fuks, Escola de Música da […]

  2. […] First Tweet 7 minutes ago kamiquase kamiquase Influential @MulherdeCiclos dia 25/10: pedalada musical, às 16h30 partindo do Leblon https://oulipobr.wordpress.com/2009/09/07/cyclophonica/ view retweet […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: